quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Foco da poluição: uma ameaça à vida

Dejetos agrícolas e industriais, lixo doméstico e esgoto sem tratamento ameaçam a fauna e a flora exuberantes concentradas nas ilhas fluviais do Itajaí-Açu. Desde o início, em Rio do Sul, a poluição aumenta à medida que o rio entra em contato com áreas urbanas. Nos pontos críticos, em Blumenau e Gaspar, o nível de coliformes fecais supera em 28 vezes o limite – o indicador chega a 140, quando acima de cinco já é considerado preocupante. Já os níveis de compostos químicos conhecidos como AOX, resultantes do contato da água com pesticidas, esgoto doméstico e industrial, são 10 vezes mais altos em Itajaí e Navegantes, do que no Ribeirão Alto Warnow, no interior de Indaial, referência em pesquisas pela boa qualidade de água. Em risco, fica a saúde do próprio homem.

– Os compostos químicos encontrados na água de Itajaí e Navegantes são de extremo risco por serem cancerígenos. A longo prazo, podem trazer problemas crônicos à saúde humana – afirma o professor da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do Itajaí-Açu, Leonardo Rorig.

Fonte:http://wp.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preservação da Água Doce

Água doce é o corpo de água que contenha resíduo mineral menor do que 0,1%, com proporções variáveis de carbonato, bicarbonato e sulfatos....